Bartimeu O Cego de Jericó e uma História de Milagre

Havia um home por nome de Bartimeu, que vivia na cidade de Jericó. o mesmo teve um encontro maravilhoso com jesus, o qual curou sua cegueira.

Essa narrativa encontra-se nos três evangelhos de Cristo (Matheus 20:29-34) (marcos 10:46-52) (Lucas 18:35-43). esse fato aconteceu em uma das viagens de jesus para Jerusalém.

A cidade de Jericó

A cidade e Jericó

Jesus em sua viagem a jerusalém, teria que passar pela cidade de jericó pois fica em sua rota.

Jericó é uma cidade palestina, situada na Cisjordânia poucos quilômetros do rio Jordão. alguns quilômetros do mar morto. até chegar Jerusalém andava-se uns 27 km. Uma das cidade mais antigas ainda existente habitada há 11.000 anos.

Jericó era uma das cidade que era um lugar bem atrativo para se viver, assim se tornando uma grande cidade, assim podendo se viver de uma forma bem confortante, ali havia muitos comerciantes.

Quem era Bartimeu

Quem era Bartimeu

Pouco se fala de Bartimeu nas escrituras sagradas. mas ele era conhecido como o cego de Jericó, apesar de que jesus tinha curado outro cego, Bartimeu se destacou pela sua vida na cidade de Jericó. Alguns historiadores arriscam dizer que ele era filho de um militar aposentado por nome de Timeu.

E que seu pai era um comerciante bem conceituado, e que bastante bens. com a chegada dos romanos os seus bens foram confiscado e tudo tinha perdido assim gerando uma grande revolta sobre sua vida.

Com seus bens confiscado Timeu resolveu criar alguns problemas para os romanos, criando alguns motins, uns falam que Timeu foi perseguido pelos romanos, preso e morto por causa dos seus atos.

Parte do castigo viria sobre a vida do seu filho chamado Bartimeu, historiadores dizem que Bartimeu foi cegado pelos romanos para intimida qualquer outra pessoa que queria se revoltar contra o império romano.

A cura do cego de Jericó

A cura do cego de Jericó

há muito tempo Bartimeu vivia naquela situação, ele vivia pedindo esmola na beira do caminho, sua esperança estava em quem chegava ou quem saia de Jericó, esperando receber de alguém alguma esmola.

Bartimeu, ele levava com sigo uma capa cedida pelo império romano, indicando que ele era autorizado esta naquele local pedindo esmola. Quando jesus ia aproximando de Jericó, algumas pessoas estava junto de jesus, sendo assim uma forma de barulho estava acontecendo ao se aproxima de jericó.

Bartimeu não conseguia enxerga, dificilmente era iria saber o que estava acontecendo naquele exato momento, mas Bartimeu tinha suas ouças bem apuradas, ele sabia que algo de diferente estava acontecendo naquele local.

Havia muito barulho se aproximando do cego Bartimeu, e isso lhe chamo a tenção, assim perguntado as pessoas que estavam próximos dele e que lhes diziam que era jesus de Nazaré que passava por ali.

Alguns historiadores falam que bartimeu conhecia jesus a ponto de chama-lo jesus filho de Davi. Quando Bartimeu começa a clamar por jesus, algumas pessoas o repreendiam para que ele se calasse, mas quanto mais ele o repreendiam ele gritava mais forte.

O clamor de Bartimeu se destacou em meio aquela multidão, a narrativa fala que jesus parou de imediato ao clamor de Bartimeu. Jesus o mandou chamar e aquelas mesma pessoas que o repreendiam levantam Bartimeu e o levam até a presença de JESUS.

Talvez algumas pessoas esperavam ele pedir a Jesus alguma esmola valiosa, quando jesus simplesmente pergunta o que ele queria que se fizesse por ele, Bartimeu com o coração cheio de esperança responde a jesus: mestre que eu tenha vista.

Bartimeu, o cego de Jericó

Bartimeu sabia que aquela era sua única oportunidade, sabia que em jesus estava a fonte da vida, o milagre da sua alma estava diante dele, e jesus com muito amor responde a Bartimeu, tenha bom animo a tua fé te salvou. Em imediatamente Bartimeu passou a enxergar, lançou sua capa fora e o seguiu pelo caminho.

10 LIÇÕES APRENDEMOS COM ESSA HITÓRIA

  1. Ainda há uma esperança por mais que seja impossível aos seus olhos
  2. confiar que um dia nosso jesus irá se apresentar diante de todos os nosso problemas.
  3. persevera firme na fé, sem duvida do grande amor de Deus por nossas vidas.
  4. não dá ouvido as pessoas negativas que não tem nada a nos oferecer.
  5. clamar a Deus até conseguir seus objetivo, pois ele quer ouvir seu clamor
  6. estar atento a voz de Deus, para ouvir o seu chamado
  7. conhecer verdadeiramente o senhor jesus.
  8. jogar todo nosso passado longe de nossas vida
  9. se levantar em meio as adversidades da vida.
  10. seguir a jesus e permanecer firmes ate o fim.

Gostou desse artigo? então deixa nos comentários, acrescente algo que você aprendeu com essa lição. um grade abraço.