As muralhas de Jericó: e a grande vitória do povo de Deus

O livro de Josué narra a história do povo de Israel que, sob a liderança de Josué, conquistou a terra prometida. A primeira cidade a ser conquistada foi Jericó. A vitória do povo de Deus sobre as muralhas de Jericó mostra que, com a ajuda de Deus, é possível vencer qualquer obstáculo.

Neste artigo, vamos ver como o povo de Deus venceu as muralhas de Jericó e o que isso significa para nós hoje.

muralhas de Jericó

A vitória do povo de Deus sobre as muralhas de Jericó

Muitos anos atrás, na época da história da Bíblia conhecida como Antigo Testamento, o povo de Israel estava prestes a entrar na terra que Deus havia prometido a eles. No caminho, eles chegaram a um lugar chamado Jericó – uma grande cidade arrodeada com muralhas muito altas e espessas. Deus disse ao povo de Israel que conquistassem a cidade e que fizessem o seguinte:

Jericó era uma cidade com muitas muralhas e portões. Era uma cidade grande e forte. Ninguém podia entrar ou sair da cidade sem passar pelas muralhas. As muralhas eram muito altas e fortes. Ninguém podia derrubá-las.

Os habitantes da cidade de Jericó eram muito orgulhosos de suas muralhas. Elas eram a coisa mais importante para eles. Eles pensavam que ninguém poderia derrubá-las.

Um dia, um homem chamado Josué chegou à cidade de Jericó com o seu exército. Ele queria conquistar a cidade para o seu povo, o povo de Deus.

Josué disse ao seu exército: “Eu vou fazer uma coisa estranha hoje”. Ele mandou que todos os soldados pegassem um ramo de árvore e os colocassem sobre o ombro. Então, ele disse aos soldados: “Quando eu der a ordem, vocês vão andar em volta da cidade, uma vez por dia, durante sete dias”.

Os soldados fizeram o que Josué mandou. Andaram em volta da cidade, uma vez por dia, durante sete dias. No sétimo dia, eles andaram em volta da cidade sete vezes. Então, Josué disse aos soldados: “Gritem para Deus! Ele vai derrubar as muralhas da cidade!”

tocando as trombetas

Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias.
Hebreus 11:30

De acordo com a história, isso é exatamente o que aconteceu. As muralhas da cidade de Jericó caíram e o povo de Deus pôde entrar e conquistar a cidade

Essa história das muralhas de Jericó mostra que, quando o povo de Deus confia Nele e obedece aos Seus mandamentos, Ele sempre os ajudará a conquistar as vitórias que precisam.
Se você está enfrentando um desafio em sua vida, lembre-se das muralhas de Jericó e da vitória do povo de Deus. Confie em Deus e ore para que Ele te guie.

Ele sempre te ajudará a superar qualquer obstáculo que esteja no seu caminho. Desde os tempos bíblicos, as paredes de Jericó eram conhecidas como um símbolo de poder e proteção.
Essas muralhas gigantes cercavam a cidade e impediam que os inimigos entrassem. Mas, na Bíblia, vimos que essas muralhas não puderam impedir que o povo de Deus entrasse e tomasse a cidade.

grandes muralhas.

Portanto, se você está enfrentando algum obstáculo em sua vida, confie em Deus e peça a Ele que derrube as muralhas que estão em seu caminho. Assim como Ele fez com o povo de Josué, Ele pode fazer com você também.

Versículos bíblicos sobre as muralhas de Jericó e sua ruina

A história das muralhas de Jericó é uma das mais famosas da Bíblia. Está escrito que, quando os israelitas marcharam para conquistar a Terra Prometida, as muralhas de Jericó caíram após sete dias de oração e jejum. Depois disso, a cidade foi destruída e os israelitas mataram todos os habitantes, com exceção da família do profeta Rahab.

vamos analisar alguns versículos bíblicos sobre as muralhas de Jericó e sua ruina. Vamos ver o que a Bíblia diz sobre este evento importante na história do povo de Deus.

som de trombetas

Ora Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava.
Josué 6:1

Então disse o Senhor a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos.
Josué 6:2

Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias.
Josué 6:3

E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas.
Josué 6:4

E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente.
Josué 6:5

muralhas caindo

Então Josué, filho de Num, chamou aos sacerdotes e disse-lhes: Levai a arca da aliança; e sete sacerdotes levem sete buzinas de chifres de carneiros, adiante da arca do Senhor.
Josué 6:6

E disse ao povo: Passai e rodeai a cidade; e quem estiver armado, passe adiante da arca do Senhor.
Josué 6:7

E assim foi que, como Josué dissera ao povo, os sete sacerdotes, levando as sete buzinas de carneiros diante do Senhor, passaram e tocaram as buzinas; e a arca da aliança do Senhor os seguia.
Josué 6:8

E os homens armados iam adiante dos sacerdotes, que tocavam as buzinas; e a retaguarda seguia após a arca; andando e tocando as buzinas iam os sacerdotes.
Josué 6:9

Porém ao povo Josué tinha dado ordem, dizendo: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa boca até ao dia que eu vos diga: Gritai. Então gritareis.
Josué 6:10

E fez a arca do Senhor rodear a cidade, contornando-a uma vez; e entraram no arraial, e ali passaram a noite.
Josué 6:11

Depois Josué se levantou de madrugada, e os sacerdotes levaram a arca do Senhor.
Josué 6:12

E os sete sacerdotes, que levavam as sete buzinas de chifres de carneiros, adiante da arca do Senhor, iam andando, e tocavam as buzinas, e os homens armados iam adiante deles e a retaguarda seguia atrás da arca do Senhor; os sacerdotes iam andando e tocando as buzinas.
Josué 6:13

Assim rodearam outra vez a cidade no segundo dia e voltaram para o arraial; e assim fizeram seis dias.
Josué 6:14

ruinas

E sucedeu que, ao sétimo dia, madrugaram ao subir da alva, e da mesma maneira rodearam a cidade sete vezes; naquele dia somente rodearam a cidade sete vezes.
Josué 6:15

E sucedeu que, tocando os sacerdotes pela sétima vez as buzinas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o Senhor vos tem dado a cidade.
Josué 6:16

Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande brado; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada um em frente de si, e tomaram a cidade.
Josué 6:20

A história das muralhas de Jericó é uma das mais famosas da Bíblia. Está escrito que, quando os israelitas marcharam para conquistar a Terra Prometida, as muralhas de Jericó cairam por conta do som dos trombeteiros. Essa é apenas uma das incontáveis provas de que Deus está no controle de tudo e que nada é impossível para Ele. Que tal compartilhar essa história com os seus amigos para que eles saibam que Deus é fiel e poderoso?

Atigos Relacionados